Com atuação destacada em disputas envolvendo infraestrutura e projetos de capital, João Marcos é advogado com mais de 15 anos de experiência em contencioso estratégico e arbitragem.
Especialista na condução de disputas complexas, atua tanto em litígios judiciais quanto em arbitragens, com experiência reconhecida em casos envolvendo linhas de transmissão de energia, ferrovias, metrôs, rodovias, saneamento, plantas industriais, petróleo e celulose.
Sua prática se caracteriza pela combinação de visão estratégica e profundo conhecimento jurídico, contribuindo para a tomada de decisões seguras em projetos de alta relevância.
Formação Acadêmica
- Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP).
- Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Publicações
- ADI 7.319, ADPF 979 e o resguardo do setor elétrico: precedentes resguardam o setor elétrico de desvios no exercício de competências constitucionais. Consultor Jurídico, 23 maio 2023. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2023-mai-23/opiniao-adi-7319-adpf-979-precedentes-resguardam-setor-eletrico-desvios-exercicio-competencias-constitucionais/.
- Somente a União pode legislar sobre energia e águas. Consultor Jurídico, 28 dez. 2021. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-dez-28/opiniao-somente-uniao-legislar-energia-aguas/.
- A usurpação da competência da União para legislar sobre energia e águas. Consultor Jurídico, 7 dez. 2021. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-dez-07/opiniao-usurpacao-competencia-uniao-energia-aguas/.
- Dispute boards e o negócio jurídico processual. Blog do Fausto Macedo, O Estado de S. Paulo, 13 jan. 2020. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/dispute-boards-e-o-negocio-juridico-processual.
Idiomas