Na mídia
LRCAP – Nova Técnica 02 do ONS: principais temas e pontos de atenção
08/10/2026
Na mídia
08/10/2026
O ONS divulgou, em 30 de setembro de 2026, a capacidade de potência de baterias que cada ponto de conexão indicado pelos empreendedores poderá receber no LRCAP 2026. Os limites definidos passam a integrar a classificação dos lances do leilão, de modo que um projeto com preço competitivo poderá não ser classificado caso o ponto de conexão escolhido não disponha de capacidade disponível. O início do suprimento está previsto para 1º de agosto de 2028.
Ana Luisa Dala Déa e Bianca Barbosa elaboraram o material, que reúne os principais temas e pontos de atenção da Nota Técnica 02 do ONS sobre o leilão de baterias. A publicação destaca os critérios utilizados para a definição da capacidade de cada ponto de conexão e os impactos desses critérios para empreendedores e projetos.
O material aborda, entre outros aspectos, os limites de capacidade nos pontos de conexão, subáreas e áreas, a necessidade de a rede suportar tanto a injeção quanto a recarga das baterias e os efeitos de obras e substituições de equipamentos previstas até 2028. Nesse contexto, a escolha do ponto de conexão deixa de ser apenas uma questão de engenharia e passa a envolver também aspectos contratuais e de alocação de riscos, especialmente diante da possibilidade de disputa pela capacidade disponível, restrições de conexão e impactos decorrentes de atrasos ou da não conclusão de obras da rede.